Carnaval da Diversidade e Sustentabilidade em Vila Morse

Depois de uma longa, curiosa e divertida viagem pelos diferentes estados brasileiros em 2019, as crianças trouxeram na mala uma bagagem incrível de conhecimentos e muitas saudades... E com a chegada do Carnaval, tivemos a oportunidade de revisitar e relembrar um pouco dessa diversidade cultural, pois quando o assunto é Carnaval, estamos também nos referindo a uma das maiores festas do nosso país, que por sua diversidade cultural, nos é apresentada por meio de formas muito singulares e com características particulares de cada lugar.

Frevo, Samba e Maracatu são os ritmos que ditaram as comemorações do Carnaval no CEI Dom José Gaspar. Tudo isso em um ambiente alegre, colorido, decorado com balões sustentáveis, serpentinas e muitos outros elementos carnavalescos confeccionados com materiais reciclados e naturais.

Antes da festa começar, fomos mais além, unimos diversão e sustentabilidade, as crianças criaram abadás, fantasias e adereços em oficinas reutilizando materiais recicláveis e elementos da natureza. O objetivo foi conscientizar os pequenos sobre a reutilização de materiais e o descarte correto do lixo, além da preservação do meio ambiente.

Para percebermos a dimensão do Carnaval em nosso país, escolhemos o exemplo de algumas cidades para representar essa forma de expressão e manifestação cultural e caímos na folia com os nossos pequenos.

Acompanhe o desfile de Carnaval de cada grupo...


Berçário I A e B

representaram o Carnaval do Piauí (PI), onde acontece o Corso, desfile de carros decorados que já virou tradição por lá.


Berçário II A e B

os bebês foram para Florianópolis (SC), para a chamada Ilha da Magia, onde também tem Carnaval para todos os gostos e para cair na folia, foram para o Carnaval de Salão, nos clubes da cidade, com marchinhas e sambas-enredo.


Berçário II C

Ouro Preto (MG) foi o destino dos bebês que desfilaram pelas ladeiras da cidade, no bloco do Zé Pereira dos Lacaios, vestidos com fraques, cartolas e lanternas que é a marca registrada do bloco.


MG I A e B

Rio de janeiro (RJ) foi o destino dos pequenos do MG I A E B, pois o carnaval carioca é um dos mais famosos e desejados por aqueles que gostam de aproveitar intensamente a data e as crianças participaram de um monumental desfile de escola de samba.


MG I C

as crianças foram se divertir nas ruas de Olinda (PE), onde é a tradição é que manda e saíram fantasiadas ao som do tradicional frevo, ritmo marcante do Estado.


MG I D

o tradicional carnaval baiano foi perfeito para as crianças do MG I D que gostam de animação e na chamada pipoca, foram acompanhando os trios elétricos pelas ruas de Salvador (BA).


MG II A

o carnaval paulista é similar ao carnaval carioca e cada vez mais blocos de rua vêm ganhando espaço na festa. E as crianças do MG II A caíram na folia e marcaram presença com o animado bloco Unidos do CEI Dom José Gaspar.


MG II B

O Carnaval de Manaus é uma festa com atrações bem variadas, mas o Carnaboi (mistura o folclore do Amazonas com as toadas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, da cidade de Parintins), foi manifestação escolhida pelas crianças do MG II B que construíram com muita dedicação suas fantasias e adereços para o evento que contemplou a identidade cultural da região e convidou os brincantes dos bois-bumbás da cidade para cair na folia.


MG II C

representando os ritmistas, foliões e brincantes do Maranhão (MA), as crianças do MG II C organizaram um bloco e festejam o carnaval em ritmo de batuques e tambor de crioula.


Carnaval da diversidade

no final do desfile e das apresentações, o encontro dos diferentes foliões foi pura diversão!