Como comemorar o Natal com as crianças

O Natal é uma data especial, um momento cheio de significados para as nossas vidas, que buscam renovar os valores, como amor, respeito, carinho, solidariedade, confraternização enfatizando a importância de manter vivo nas crianças e adultos o real Espírito Natalino.

É Natal . . . Tempo de presente. Tempo de estar presente, para dar e receber sorrisos, abraços, amor, carinho e celebrar o nascimento do Menino Jesus.

Diante disso, muitas as ações e atividades foram realizadas junto as crianças. Propostas que buscaram integrar esses valores, proporcionando aos nossos pequenos juntamente com os educadores, momentos fraternos valorizando e resgatando o verdadeiro sentido do Natal, fortalecendo os vínculos afetivos, de autoestima e desenvolvendo sentimento de solidariedade, fraternidade, amizade e criatividade.

Acompanhem algumas atividades realizadas!


Coroa do Advento

O Advento é uma antiga tradição cristã, significa chegada, e para chegarmos e encontrarmos a noite de luz, vamos passar pelas quatro etapas para celebrar a essência espiritual dessa sagrada data.

O tempo do Advento é especial para preparar a celebração do Natal, quando então festejamos o nascimento de Jesus que tanto amou a humanidade e se tornou o Salvador de todos.

Por isso existem os quatro domingos que antecedem a Noite de Natal, os quatro domingos do Advento.

1º domingo/ dia do Advento - primeira vela: a vela da Vigilância
2º domingo/ dia do Advento - segunda vela: a vela da Preparação
3º domingo/ dia do Advento - terceira vela (rosa): a vela do Testemunho
4º domingo/ dia do Advento - quarta vela: a vela do Serviço

Trabalhar o advento significa para nós do CEI Dom José Gaspar, permitir que as crianças e educadores entrassem em uma conexão lúdica e mais profunda com o nascimento do Menino Jesus ressaltando a sua importância e significados para cada um de nós.

Mostramos para as crianças através das histórias e das rodas de conversas que o advento é um tempo de preparação e alegria, é o momento que vivemos o arrependimento e promovemos ações de fraternidade, enquanto esperando o nascimento de Jesus Cristo. Sendo assim, comemoramos as quatro semanas do advento em 4 dias e a cada dia acendíamos uma vela representando ações para serem realizadas cada semana.


Calendário do advento: História do nascimento de Jesus com imagens e tarefas

Este ano, realizamos o calendário do Advento.

O calendário do Advento foi utilizado de forma lúdica para criar um ritual e fazer com que as crianças entendessem a passagem do tempo de forma regressiva, contando quantos dias faltavam para o dia da Véspera de Natal. Iniciamos no 1º de dezembro, domingo, portanto na segunda-feira, pela manhã, logo após o café, abrimos o 1º e o 2º dia e sucessivamente fomos fazendo isso até as Vésperas do Natal.

A cada dia abríamos um pacotinho e revelávamos um trecho da história sobre o nascimento de Jesus que estava sendo contado por meio de imagens. Eram imagens de Maria, José, Anjo Gabriel, estábulo, hospedaria, Anjos cantores, Reis Magos, pastores, animais e Jesus na manjedoura.

Além da contagem regressiva, da revelação de um trecho da história, as crianças também tinham uma tarefinha para cumprir diariamente e esse ritual foi incentivando o Espírito Natalino, a união entre as crianças e foi uma ótima forma de ajudá-las a entenderem e a driblarem a ansiedade das comemorações de fim de ano, além de entenderem o verdadeiro significado do Natal.


Presépio: importância, história e seus significados

O presépio é uma tradição antiga nos lares cristãos, que relembra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas você sabe qual é o significado do presépio?

As crianças estão aprendendo!

A montagem do nosso presépio começou no mesmo dia que iniciamos o advento, aprendemos que o presépio sempre deve ser montado no primeiro domingo do advento (primeiro domingo de dezembro), e com o cenário preparado a partir de elementos da natureza, fomos a cada dia completando-o com as seguintes peças:

No 1º dia: O cenário foi montado com elementos da natureza e a base ficou pronta para receber as 9 peças do presépio.
No 2º dia: Foi a vez dos animais, o burrinho, o boi e a ovelha e a manjedoura
No 3º dia: Colocamos o Anjo e juntamente com ele foi colocada no topo do presépio a estrela que guiou os três Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar).
No 4º dia: Foi a vez de Maria e José, o pastor, mais Anjos, e os três Reis Magos. O Menino Jesus permaneceu escondido, pois ainda não nasceu.

Sabemos que é tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. E foi com toda essa criatividade que construímos os presépios da instituição e que cada grupo construiu o seu.

Fizemos visitas aos presépios do nosso espaço, dos diferentes grupos e ainda fomos conhecer o presépio da igreja São Bento. As famílias confeccionaram enfeites e juntamente com as crianças deixaram a nossa árvore de Natal ainda mais bela.

Acompanhem...


Auto de Natal: A história do nascimento de Jesus

Na tarde do dia 05 de dezembro, com a presença de familiares, convidados ilustres e representantes das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo, como dom Abade Cristiano, Dom Lucas e Dom Plácido, as crianças dos diferentes grupos do CEI Dom José Gaspar, após a celebração do Natal do Nosso Senhor Jesus, apresentaram na unidade de Vila Morse, um singelo auto de natal.

Com a proposta de reviver a fé e a esperança, as crianças contaram a história do nascimento do Menino Jesus e com toda a graça e satisfação, os nossos pequenos atores mostraram através da linguagem do teatro o que aprenderam sobre o verdadeiro sentido do Natal.

Desejamos a todos os colaboradores, voluntários, parceiros, amigos e familiares um Feliz e Abençoado Natal!


História de São Nicolau

Conta a lenda que um homem chamado São Nicolau tinha muito dinheiro, e era um homem também de coração muito generoso. A fama deste homem se estendeu pelo fato dele distribuir dinheiro entre os pobres, e dar presentes as crianças pobres que não tinha alegria na vida, e os presentes ajudavam a dar um pouco mais de alento a elas.

Este homem morreu no dia 6 de dezembro, data esta que passou a ser o dia de São Nicolau, para homenageá-lo. E este dia é comemorado até hoje em muitos países do oriente, e os pais dão presentes aos seus filhos, fazendo referência ao São Nicolau.

Como o nascimento de Jesus Cristo ficava no mesmo mês que o dia de São Nicolau, aos poucos as 2 comemorações foram se juntando, e a tradição de dar presentes às crianças passou para o dia 25 de dezembro, junto com o dia de nascimento de cristo.

Assim como São Nicolau, também encontramos em nossos caminhos pessoas tão boas e generosas, que gostam muito de crianças e que, carinhosamente presentearam nossos pequenos com um agradável e divertido passeio ao Sítio Serra Dourada.

Este belíssimo e inesquecível passeio, que ficará na memória de nossas crianças, foi oferecido pela APM do Colégio Santo Américo e ainda, juntamente com a voluntária Sandra Chang doaram presentes para todas as crianças e adolescentes das obras sociais, fazendo com que o Natal fosse ainda mais feliz.

A todos vocês que com gestos de carinho e ternura contribuíram com a felicidade de nossos pequenos, que jesus traga um Feliz e Abençoado Natal, um Ano Novo repleto de ótimas realizações e o nosso muitíssimo obrigado!