Aquarela Brasileira: Cinco regiões em um só Brasil

Este é o tema do novo Projeto Institucional do CEI Dom José Gaspar para o 2º semestre de 2019 e que irá encantar a todos, pois acreditamos que toda Unidade Educacional, enquanto lugar de formação e informação deve abrir seus espaços a uma proposta curricular que valorize os conhecimentos das manifestações populares locais e regionais dos diversos grupos sociais, buscando aproximar as crianças da infinidade de representações culturais que nos remetem às origens históricas e étnicas do patrimônio cultural brasileiro.

Como todos os projetos desenvolvidos no CEI Dom José Gaspar tem múltiplas dimensões, o Projeto Aquarela Brasileira não seria diferente. As crianças farão uma viagem cultural por alguns Estados Brasileiros para conhecer e descobrir muitas das características de cada cultura, com suas diferenças e peculiaridades.

O projeto ressalta a importância do conhecer, do explorar, do pesquisar e do exaltar a riqueza e a beleza da diversidade cultural existentes no Brasil com isso, conhecer universo de relações humanas e desenvolver atitudes da preservação dos hábitos e dos costumes das culturas brasileiras e para isso cada turma irá elaborar um roteiro de viagem e seguir na aventura de descobrir os encantos e mistérios que o Brasil tem a nos oferecer.


Crianças do CEI Dom José Gaspar Visitam a Exposição Itinerante de Eduardo Kobra no CEU Paraisópolis

E foi nesse clima de aventura que hoje, dia 29 de agosto de 2019 as crianças do MG I D da Educadora Cheilane do CEI Dom José Gaspar, participaram de um passeio cultural rico em experiências artísticas bem significativas, isto é, o contato com a arte de rua, o grafite, que como vimos, já não está restrita a periferia. Com este passeio, objetivando a busca da valorização da diversidade, unindo os saberes populares à educação.

E nada melhor do que iniciar essa viagem cultural, fazendo um city tour pelo entorno do CEI e conhecer o mais novo trabalho do muralista Eduardo Kobra, que transformou um ônibus em uma galeria de arte itinerante, dentro do qual estão expostos 14 modelos originais e réplicas de suas obras.

Os “viajantes” embarcaram na Van Escolar da Sr.ª Cida e do Sr. Kall, perueiros da nossa Unidade, que gentilmente nos conduziram ao passeio, passando por vários locais do entorno, que para alguns eram bem familiares, para outros a oportunidade de conhecer novos espaços. Aproveitamos para mostrar diferentes paisagens e realidades, resgatar histórias das ruas e do bairro até o nosso local de destino, o CEU Paraisópolis e é claro, adoraram!


As flores do CEI

O CEI Dom José Gaspar dispõe de espaços que favorecem a curiosidade, a interação e a aprendizagem lúdica, como é o caso da Área Verde com o Jardim Sensorial, que muito tem chamado a atenção dos pequenos, especialmente do MG I C, pois com a chegada da Primavera, estão encantados com o colorido das flores e das borboletas, que aos poucos vai transformando a paisagem desse cantinho tão especial e eles estão se encantando.

Provocados pela mudança do ambiente, começaram a se interessar pelas flores e muitas perguntas foram surgindo: qual é a maior flor do mundo? Por que o beija flor fica voando bem pertinho das flores? Qual é o nome daquela flor, e da outra? A partir destas e outras curiosidades o grupo elaborou um roteiro de viagem para conhecer novas paisagens e nelas as flores, plantas animais e tantas outras coisas possíveis que cada lugar irá revelar. Os registros destas descobertas serão transformados em belíssimas produções artísticas.


Viagem lúdica para o Maranhão

Desejamos levar algumas possibilidades de experiências para nossos pequenos investigarem, explorarem e conhecerem a riqueza da diversidade cultural de alguns Estados brasileiros, permitindo também que as crianças se divirtam com uma viagem lúdica por algumas regiões do país. E nessa quarta-feira dia 21 de agosto, iniciamos nossa primeira viagem, detalhe...de avião, com destino ao Estado do Maranhão, apreciando a dança Bumba Meu Boi e conhecendo a fascinante beleza dos Lençóis Maranhenses.

Embarque nesta aventura com a nossa turma!


Ceará do verbo encantar...

Foi com muita alegria que realizamos a nossa segunda viagem, dessa vez para o Estado do Ceará que é conhecido mundialmente por ser o berço dos maiores humoristas brasileiros. Fomos para o Ceará, assim como grande parte dos turistas do mundo, em busca das belezas do litoral cearense.

Chegando lá apreciamos as paisagens das praias que são realmente encantadoras. Muitos coqueirais, dunas, águas com tons de azul e verde, falésias com areias coloridas, entre tantas outras belezas naturais.

Impossível resistir a tanta beleza, então nada mais justo do que uma pausa na praia.

Nossa que delícia!

Agora daremos uma esticadinha até Pernambuco para apreciar as paisagens e conhecer a famosa dança do Frevo.


Eu ❤️ Pernambuco

Pernambuco é praia, é sol, é céu, é mar, é carnaval, é história, é um caldeirão cultural.

Então lá fomos nós do MG I C conhecer o famoso Carnaval de Olinda, que é reconhecido mundialmente pelos lindos desfiles de Bonecos Gigantes, pelo Frevo e Maracatu. Como estar em Pernambuco e não arriscar uns passinhos de frevo?

Viajando por Pernambuco, conhecemos sobre o coco juntamente com a nossa educadora Néia e a coordenadora Rose. Assistimos um vídeo como nasce, como é a colheita e o que podemos fazer com a casca do coco. Sentimos o aroma, as texturas e sabor deste fruto tão diferente e aprendermos que ele faz muito bem para a nossa saúde e ainda construímos uma belíssima jangada com as cascas do coco seco, que gentilmente foi cortada pelo Sr. Clenir.

Como foi gostoso visitar Pernambuco e como lembrança aprendemos como escrever um cartão postal. Aprendermos que enviar cartões postais a amigos, parentes ou outros entes queridos durante uma viagem é uma ótima forma de mostrar afeto e dar às pessoas uma noção de onde estamos. Agora só falta ir aos Correios para enviar os cartões postais para os nossos familiares que infelizmente não puderam estar nesta viagem.

Já estamos com as jangadas de casca de coco prontas, então vamos pegar carona na jangada de Dorival Caymmi, um senhor que adorava cantar e compor suas músicas, inspirado nos hábitos, costumes e as tradições do povo baiano e, vamos sair paro o mar, e conhecer a Bahia...

“minha jangada vai sair pro mar
vou trabalhar, meu bem querer
se deus quiser quando eu voltar do mar
um peixe bom eu vou trazer”.


Partiu Bahia!

Desta vez, o destino das crianças do MG II B grupo da educadora Karina do CEI Dom José Gaspar, foi partir para a Bahia.

As crianças arrumaram suas mochilas, compraram suas passagens e seguiram rumo ao estado baiano para conhecer os costumes deste povo de terra festeira e de muito calor. As crianças puderam neste primeiro momento conhecer a capoeira, os instrumentos de percussão, sendo eles o tambor, atabaque, pandeiro, pandeiro meia lua, e até mesmo o famoso berimbau, o responsável pelo gingado da dança que tem descendência de origem africana.

Falando em dança, não podemos deixar de falar do Samba de roda, onde as nossas meninas puderam balançar e girar as suas saias no ritmo envolvente nascido neste Estado.

Foi impossível ficar parado!


Você já foi à Bahia?

Desta vez, nossa viagem imaginária nos levou à Bahia, chegando lá, debaixo de muito calor, ancoramos e partimos em busca de novidades sobre o lugar.

Embalados pelas músicas “Você já foi à Bahia? ” e “Minha jangada vai sair pro mar" de Dorival Caymmi, nós do MG I C da educadora Sidnéia, passamos um bom tempo pesquisando sobre a Bahia.

De jangada e barco, brincamos de pescar e conhecemos os encantos dos mares dessa terra maravilhosa que é a bahia. foi muito divertido!

Antes de partir, fomos ao restaurante saborear um delicioso peixe assado, temperado com muito carinho pelas cozinheiras, Cátia, Luana e Elivânia.

Arrumamos nossas mochilas e já estamos prontos para a próxima aventura. enquanto aguardamos o momento da partida, conhecemos o cacau e descobrimos que é através desse fruto delicioso e bem curioso que é feito o chocolate. Queremos saber como se faz o chocolate daquelas sementinhas e você sabe como é?

Nossa próxima viagem será de carro e jipe, vamos para o sertão do Rio Grande do Norte descobrir como é mais esse curioso pedacinho do Brasil.

Assista ao video

Uma viagem pelo sertão do Rio Grande do Norte

Foram muitos quilômetros de estrada até chegar e avistar a nova paisagem, o sertão. Passamos pelas regiões mais castigadas, pela maior seca que se tem registro nos últimos anos.

Pegamos o Jipe na Bahia e viajamos até o Rio Grande do Norte. De lá, seguimos a cavalo com acessórios de vaqueiros e chapéu de couro para nos proteger do sol, e continuar a nossa aventura pelo semiárido. Aqui neste espaço vamos contar mais detalhes de nossa jornada pelo sertão.

Paramos em uma comunidade local para descansar e beber água, pois o sol quente é de castigar...e conhecemos a literatura de cordel que é muito rica em seu repertório, une várias manifestações artísticas, como musicais, linguagem de cinema, artes plásticas, ilustração e escrita, fizemos até um cordel no coletivo e conhecemos também a arte das xilogravuras.

Cordel Coletivo

Cactos e Sertão:
“No sertão do Rio Grande do Norte
Faz muito calor como no Maranhão”
O pastagem vira pó
Com meu cavalo ando pela terra seca
É triste de fazer dó.
Vendo muitos cactos e espinhos verdes
De noite o céu é tão fofinho
Bonito de se ver e esquecer do pó”.


MG I C


A flor do Mandacaru

Descobrimos que a vegetação do sertão apresenta características adaptadas à escassez de chuva. A flora da Caatinga é bastante diversificada destacando-se os cactos, como o mandacaru e xique-xique; as bromélias, como a macambira; e as leguminosas, como a catingueira.

Mandacaru ao contrário do que muitos dizem, não é comida para bois, vacas e cavalos. Mas o pasto acabou e os sertanejos já não têm mais como alimentar seus animais. Para tentar matar um pouco a fome dos bichos, eles tiram o espinho do mandacaru, moem e dão aos animais. Não mata a fome, mas enche a barriga. Foi o que nos contou um triste e conformado vaqueiro. Ficamos muito sensibilizados e ao mesmo tempo tristes ao conhecer as condições de vida e a situação de morte dos animais no sertão.

A Flor do Mandacaru, é uma das plantas mais resistente ao solo árido, apesar da seca, ela é muito bonita.

Apesar da vida sofrida do sertão voltamos de lá valorizando a nossa água e economizando ainda mais.

Diante dessa paisagem que ao mesmo tempo que é tão pobre é tão bonita, as crianças DO MG I C registraram essa beleza natural desenhando e construindo lindos cactos de pedras. Estamos produzindo artisticamente mais registros das paisagens do sertão e que em breve estarão expostos na nossa Festa Regional.


O pôr do sol no sertão do Rio Grande do Norte é lindo de se ver!

Continuando nosso roteiro pelo interior potiguar, indo para o sertão, muitas são as surpresas que ainda nos esperam.

Se no litoral do Rio Grande do Norte, o sertão vira mar, no interior é o mar que vira sertão.

Quem se dispuser a mergulhar no sertão potiguar, mais precisamente na região conhecida como Seridó, vai se surpreender assim como nós, com a beleza singular da paisagem do semiárido e com a rica cultura dessa área.

São paisagens bem interessantes com formação rochosas, pinturas rupestres e cavernas, mas o que nos chamou a atenção mesmo foi o entardecer, depois de caminharmos por horas debaixo de um calor de 40º em nossa viagem imaginária, paramos para descansar e ficamos encantados com o pôr do sol no sertão, é lindo de se ver!

As crianças queriam saber:
- Professora como é que se pinta o céu do dia quando vai ficando noite?

Foi para satisfazer a curiosidade das crianças, que nasceu o quadro “Pôr do sol no Sertão”.

Confiram...


Quando o carteiro chegou e o meu nome gritou...

Durante a viagem a Pernambuco as crianças do MG I C aprenderam escrever um cartão postal, mas ficou faltando enviá-lo pelos correios. Agora não falta mais, pois hoje, com a gentileza e o carinho do tio Maicon e a tia Dalva, transportadores escolares aqui do CEI Dom José Gaspar, fomos até uma agência dos correios e as crianças puderam, na prática, concluir o envio do cartão postal.

Sabemos que nos tempos atuais, mensagens, imagens e outro tipo de correspondências podem ser enviadas por telefone, e-mail, WhatsApp ou por via de programas específicos da internet e que por sinal, as crianças estão muito mais acostumadas e conhecem bem.

Os cartões-postais enviados pelos correios passaram a ser menos usados. Entretanto, não poderíamos perder a oportunidade de realizar esse trabalho de campo e ampliar os conhecimentos e as experiências das crianças ao resgatar uma prática que muitas nunca tiveram a oportunidade de vivenciar.

Agora, as crianças não falam sobre outra coisa, estarão atentas e ansiosas aguardando o carteiro chegar e o seu nome gritar com o postal na mão...


O carteiro chegou!!!

Depois do envio do cartão postal pelos correios, a ansiedade tomou conta da criançada do MG I C. Não se fala em outra coisa... “estou esperando o carteiro trazer e entregar o cartão postal na minha casa”.

E para que entendessem melhor o funcionamento e aguardassem com mais tranquilidade a entrega do cartão postal, a educadora Sidnéia, DO MG I C trabalhou com as crianças a história “O Carteiro Chegou”, escrito por Allan Ahlberg e ilustrado por Janet Ahlberg, da editora Companhia das Letrinhas.

De forma geral, o livro contém diversos contos que trazem um carteiro como personagem principal e que realiza a sua tarefa entregando cartas para destinatários que são personagens das histórias dos contos infantis tradicionais. Assim, dentro do suporte envelope, são anexados a ele, no decorrer da história, vários gêneros textuais, com diferentes propósitos.

O livro permite e sugere um trabalho de intertextualidade entre contos infantis e gêneros textuais epistolares (em forma de cartas) atuais, o que neste momento não será o foco do trabalho, mas sugeriu a leitura de uma variedade de outras: Cachinhos Dourados e os Três Ursos; Branca de Neve e os Sete Anões; João e o Pé de Feijão; Cinderela e Chapeuzinho Vermelho.

Da autoria Allan Ahlberg, a história “O Natal do Carteiro!”, também fará parte da nossa lista de próximas leituras.


E lá vamos nós para Santa Catarina

Através do projeto “Aquarela Brasileira” e por meio das brincadeiras de faz de conta, nossos pequenos do MG II A, da educadora Célia, vivenciaram, com alegria e intensidade, a primeira viagem imaginária para Santa Catarina, mais precisamente para Balneário de Camboriú.

Vestidas de turistas, as crianças fizeram uma caça ao tesouro e saíram à procura de um baú que continha pistas do que iriam conhecer nessa primeira viagem. Quando encontraram o baú, descobriram alguns pontos turísticos, histórias, e costumes alimentares existentes em Santa Catarina.

Com as pistas, traçamos rotas, rumos e caminhos que vamos percorrer utilizando diferentes meios de transporte. Preparamos as nossas malas e partimos para a nossa viagem de avião e o encontro com novas aprendizagens.


Descobrindo Santa Catarina

Com as viagens imaginárias, buscamos despertar nas crianças a curiosidade, a disposição e a coragem de um viajante com atitude necessária para realizar novas descobertas e aprendizagens.

Em Santa Catarina conhecemos diferentes lugares, pessoas e histórias e as crianças descobriram que lá tem um bolo chamado Kuchen (Cuca) e as casas tem arquiteturas diferentes devido a grande influência Europeia.

E foi com muito entusiasmo e descontração, que conheceram o Boi de Mamão, Maricota e Bernunça, personagens típicos do folclore.

O Boi de Mamão é uma expressiva manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina, Brasil. Ocorre também em algumas cidades do interior de Santa Catarina e litoral do Paraná, até onde se tem notícia, trazido até lá por imigrantes catarinenses. Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi, apresentando elementos comuns com o Bumba meu boi nordestino.

Assista ao video

Santa Catarina... Até breve!

Para nos despedirmos de Santa Catarina as crianças escolheram ir para Itajaí e conhecer a praia do Geremias, onde está uma interessante pedra, o Bico do Papagaio, uma exótica formação rochosa de quatro metros e meio de altura esculpida pela ação do tempo com um interessante formato, que faz lembrar uma ave (Papagaio). A vista é linda. Vale uma paradinha para registrar

Foram momentos que favoreceram a ampliação do conhecimento e a socialização do grupo, que diante da proposta se mostrou interessado, curioso, atento e ativo. A turma apresentou uma boa escuta, o que facilitou a organização, o convívio e a realização das atividades.

As crianças ficaram tão impressionadas e gostaram tanto do ponto turístico Bico do Papagaio até que tentaram reproduzi-lo com pedras.

Para quem está planejando viajar para Balneário Camboriú ou Blumenau, cidades geralmente mais procuradas pelos viajantes, não pode deixar de acrescentar em seu roteiro um passeio pelo litoral e centro de Itajaí.


Viagem boa aos pampas

Os viajantes da turma do MG I C agora vão conhecer os pampas gaúchos. Apertem os cintos, pois dessa vez a viagem será de avião!

Saímos do Rio Grande do Norte e sete horas depois, com 10 graus a menos, desembarcamos no outro rio grande, do sul.

Antes de partir para os pampas, paramos na cidade de Pelotas, para comprar roupas e acessórios de gaúcho e em seguida fomos direto para a estância da gruta. O cenário foi montado no palco do refeitório

Vestidas a caráter e montadas em seus cavalos, as crianças percorreram a estância e as se divertiram muito tirando leite de vaca.

Aprenderam através de um vídeo informativo que estância é o nome dado as fazendas da região que misturam tradição gaúcha e tecnologia moderna. Estabelecimento rural destinado a criação de gado, podendo ter também outros tipos de animais, onde a paisagem é de horizonte vasto e planícies extensas.

“o leite vem da vaca e não da caixinha do mercado”. Cecília
“muito legal tirar leite da vaca”. Heitor
“muito divertido essa viagem Néia! Obrigada estou muito feliz”. Helena Santos


A uva na terra do boi

Ainda na estância da gruta, as crianças visitaram o parreiral e também colheram alguns cachos de uva para fazer um piquenique para degustar a deliciosa fruta colhida na hora.

Além da experiência de colher e degustar as frutas, consideramos de grande importância que elas conheçam a origem das mesmas e com isso respeitem e valorizarem também o trabalho realizado pelos agricultores.

Sendo assim, com a ajuda do senhor Cleni, fomos plantar o nosso próprio pé de uva, que está sendo cuidado e seu crescimento acompanhado diariamente, pois as crianças já estão dizendo que ele vai crescer e que vamos comer as uvas que ele vai produzir.

Aprendemos que a modernização vem mudando o cenário das estâncias do pampa gaúcho e o gado já está se acostumando a conviver com os pivôs que irrigam as lavouras no verão e as pastagens no inverno. Fator determinante para o cultivo de uvas para a produção de vinhos. Mas o símbolo da economia local ainda são os peões a cavalo, vestidos com suas bombachas, guaiacas, lenços, botas e esporas, tocando a boiada.

Depois de tantas aprendizagens é chegada a hora de arrumar as malas e voltar para casa com o gostinho de quero mais e o jeito vai ser preparar as malas para voltar o mais rápido possível para esse cantinho especial do Brasil, que estimula os sentidos, alimenta o corpo e alegra a alma

Assista ao video

Festa de despedida

As crianças do MG II, de forma tão carinhosa, encerraram mais um ano letivo com uma linda e emocionante apresentação. Nossas crianças demonstraram satisfação, cantando e dançando. Em todos os momentos, a alegria invadiu aquela festa colorida.

A festa de despedida do MG II contou com a significativa presença dos pais, familiares, amigos e representantes das obras sociais do Mosteiro São Geraldo. Os pequeninos nos levaram a mergulhar no fantástico universo das danças regionais brasileiras. Divertiram-se muito, provocaram gostosas risadas e encantaram a todos brincando com os movimentos da dança.

Esse grande momento de alegria foi o resultado de um lindo trabalho realizado em nosso CEI, com o projeto "Aquarela Brasileira: cinco regiões em um só Brasil", que levou a criança a aventurar-se pelo mundo da diversidade cultural brasileira. Durante o período letivo do segundo semestre, elaboraram um roteiro de viagens imaginárias e foram se aventurando, a cada decolagem, quantas descobertas....

Essa maneira lúdica e eficiente contribui com as aprendizagens essenciais que compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem o desenvolvimento infantil.

Dançando e cantando, as crianças encerraram suas atividades escolares expressando a alegria do convívio no ano de 2019, que representou para cada criança uma etapa com grandes descobertas.

Parabéns aos pequenos artistas, parabéns aos grandes talentos!!