Histórico de Eventos - CEI Dom José Gaspar (Vila Morse) até 2023

Homenagem aos Professores

  • 15/out/2020
  • 12 fotos

No mês de outubro conversamos e refletimos sobre o valor da bondade, neste mês que celebramos o dia da aparição de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil considerada mãe de todos os brasileiros e de todas as crianças.

Falando em crianças, vale lembrar que no mesmo dia em que celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida também celebramos o dia das “Crianças”, e que privilégio comemorar este dia com a proteção e benção de Nossa Senhora Aparecida.

Homenagem ao Dia das Crianças

Lembrando que temos também a comemoração do dia dos Professores, que este ano tem ainda um significado bem mais forte, de muito amor e dedicação diante do momento e do distanciamento que estamos vivendo. Profissionais guerreiros que com muita maestria se reinventaram brilhantemente para que sua missão se realize com excelência. A todos os Professores e Educadores nossa gratidão e homenagem por toda dedicação.

Homenagem aos professores #1 Homenagem aos professores #2

Benção dos monges do Mosteiro São Geraldo pelo dia dos professores

MENSAGEM DE GRATIDÃO AO DIA DO PROFESSOR/EDUCADOR

O que o afeto uniu e a pandemia separou, as telas dos computadores e celulares aproximou...

Foram dias de inseguranças e medos de um presente de estranhezas e incertezas sobre um futuro com muitas perguntas e poucas respostas. Foi mais ou menos assim que nossos valentes e incansáveis professores começaram a rascunhar o seu dia a dia, o seu trabalho a distância. Dias que exigiram superação, força e muita fé, foi preciso se reinventar e se redescobrindo para aos poucos para ir se aperfeiçoando, melhorando, se refinando, brilhando....

A vocês professores, que resistiram, persistiram se aperfeiçoaram e que com brava coragem e esperança estão aqui, não desistiram porque entenderam que mesmo a distância é possível se fazer presente e fazer a diferença, fazem deste momento a razão de comemorar de celebrar o dia dos Professores!

A todos os professores e educadores que tem fé, que acreditam no afeto, no amor e no respeito ao próximo, nossa gratidão e admiração... sem vocês quase nada seria possível!

Que Deus na sua infinita bondade continue protegendo, abençoando e fortalecendo a todos e a cada um.

A Direção do CEI Dom José Gaspar
Nosso muitíssimo obrigado!


Celebração de Nossa Senhora Aparecida

  • 12/out/2020

Este ano por conta do distanciamento, nossas atividades e a Celebração de Nossa Senhora Aparecida, foram diferentes, mas não menos importante. Preparamos uma programação especial com o Tríduo de Nossa Senhora Aparecida, onde enviamos via WhatsApp, durante três dias consecutivos, três dos muitos milagres realizados pela nossa Mãe. São histórias emocionantes, preparadas com muito carinho pelas nossas educadoras das três Unidades das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo, que fortalecem ainda mais a nossa devoção, fé e esperança por um mundo melhor. Fechamos a programação com a celebração de Nossa Senhora que foi realizada no dia 13 de outubro e também enviada via WhatsApp.

Então, antes de conhecer alguns dos milagres de nossa Mãe Aparecida, vamos conhecer o projeto de Celebração a nossa Senhora e acompanhar a história de sua aparição no Rio Paraíba do Sul e o primeiro milagre, “A Pesca Milagrosa”. Acompanhe as histórias a seguir!

O Projeto de Celebração a Nossa Senhora Aparecida

Aparição de Nossa Senhora - O milagre da pesca

Chamadinha Milagre da Menina Cega

Chamadinha Milagre do Escravo Zacarias: Caem as Correntes

Chamadinha Milagre do Menino No Rio

Celebração online de Nossa Senhora Aparecida


Festa da Família e da Primavera

Todos os anos comemoramos no CEI a festa da família, devido aos acontecimentos repentinos e abruptos que fomos obrigados a nos adaptar com a pandemia do coronavirus, tivemos de repensar como daríamos continuidade a uma festa tão esperada por todas as famílias e principalmente pelas crianças.

A primavera chega de mãos dadas com nossa festa da família, a simbologia do renascer a cada estação, como acontece em nosso cotidiano. Preparar cada detalhe, observar à alegria das crianças que foram buscar as sementes, que no ritual seriam lançadas ao céu por meio de balões a gás, desta vez foram retiradas pelas crianças e famílias no drive thru da primavera e levadas para que cada um plantasse as suas, o envolvimento das famílias na hora da live, os sorrisos das crianças ao cantarem o parabéns, foi tudo muito gratificante... impagável!

Receber e estar com as famílias mesmo que de forma virtual para celebrarmos a vida, a importância do vínculo e ainda fortalecer a parceria, são essenciais para uma educação de qualidade, continuam sendo um dos nossos propósitos e mesmo a distância, essa festa tinha que acontecer, este ano de forma adaptada, mas não menos significativa.

Valorizar a relação entre as famílias, comunidade, promovendo interações, estreitando os laços no qual todos são chamados a um bem comum, é fundamental para a formação de todos nós, principalmente das nossas crianças.

“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família”. (Atos dos Apóstolos 16, 31)"

Vídeos:
Festa da Família 2020: Que a gente saiba florir onde Deus nos plantar!

ACOMPANHEM OS PREPARATIVOS PARA A FESTA DA FAMÍLIA:

Chamadinha para Festa da Família 2020 Música para saudar a Primavera: Coral das Crianças

ACOMPANHEM A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA FAMÍLIA

Homenagem à todas as famílias do CEI Dom José Gaspar Teatro: A Primavera da Lagarta


Projeto Saúde Coletiva: Alimentação Saudável à distância

  • 21/set/2020

Durante o estágio dos alunos de nutrição da Universidade São Camilo, foram realizadas diversas atividades focadas para os colaboradores, os pais e as crianças da comunidade. Algumas atividades foram desenvolvidas para as crianças com materiais audiovisuais, abordando temas sobre o consumo de água de maneira lúdica com desenhos ilustrativos, consumo de legumes e verduras para estimular o consumo desses legumes com casca e sobre o consumo de folhas, ilustrando as diferentes folhas usadas para salada.

Ainda, foi desenvolvido um cartaz sobre higienização, com informações sobre lavagem de mãos e uso de máscaras como forma de prevenção do Covid-19.

Para os pais da comunidade, foi desenvolvido um vídeo exemplificando a diferença da categoria dos alimentos (in natura, processados e ultraprocessados), segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, 2014, a fim de estimular o conhecimento e a ingestão de alimentos naturais e ainda, um vídeo sobre a higienização de alimentos, estimulando higienização de legumes e frutas, voltados para os pais e as crianças. Juntamente aos materiais audiovisuais foram desenvolvidos dois cartazes lúdicos falando sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e o Guia Alimentar para menores de dois anos, falando sobre os 10 passos para uma alimentação saudável.

Paralelamente, foi desenvolvida uma intervenção com os colaboradores da unidade, no qual foram feitas análises de consumo alimentar e composição corporal, a partir das análises foram desenvolvidas orientações através de uma roda de conversa e materiais informativos.

Vídeos:
Higienização dos alimentos

Como montar uma deliciosa salada

Consumo de alimentos com casca

Níveis de processamento dos alimentos

A importância da hidratação

Arquivos:
10 passos da Alimentação Saudável para menores de 2 anos
10 passos para uma alimentação saudável
Cartaz de prevenção do Coronavírus
Folder: 4 dicas para alimentação saudável
Folder: Orientação sobre o Coronavírus
Folheto de orientação contra o Coronavírus


Recadinhos do Coração ❤️

  • 15/set/2020
  • 11 fotos

A pandemia da Covid-19 mudou hábitos e alterou o cotidiano das pessoas em todo o mundo. Um dos principais impactos foi com o fechamento da nossa escola e o rompimento das nossas atividades presenciais.

O tempo está passando rápido demais e para diminuir um pouco a saudade dos nossos pequenos durante este momento em que o distanciamento faz necessário, sentimos o desejo de estar mais próximos de cada um, mesmo a distância.

Algumas ações foram pensadas como forma de estarmos juntos, como por exemplo, o envio semanal de propostas para serem realizas em casa com os familiares, as lives semanais, recadinhos via whatsapp, foram realizadas, mas ainda assim estamos sentindo a falta, também, daqueles pequenos que por algumas razões ou por diferentes motivos, não estão conseguindo acessar as nossas propostas e compartilhar suas experiências, ou que não conseguem mandar notícias de como estão.

Diante dessa ausência, e por necessidade, nós professoras pensamos em mais uma possibilidade de contato e resgatamos do passado umas das principais formas de comunicação, o envio de cartas manuscritas na intenção de chegar mais pertinho dos nossos pequenos para expressar o nosso carinho e para que tenham a certeza do quanto eles são importantes, o quanto estamos sentindo saudades e a nossa preocupação com o distanciamento e a falta de notícias.

O dia do Drive foi uma ótima oportunidade de chegar perto daquilo que gostaríamos de saber e está perto dos nossos pequenos.

A entrega das cartinhas com os recadinhos do coração foram entregues via Drive Thru, junto com o kit festa do aniversário do nosso CEI. Estamos aguardando mais respostas, que podem ser enviadas para o endereço do nosso CEI Dom José Gaspar, via whatsapp ou até mesmo pessoalmente, lembrando que são essas ações que aproximam, diminuem saudades e a distância entre as crianças e professoras.

Depoimentos das professoras:
Adriana , Cheila , Dani , Fabiula , Grazy , Jaque , Karina , Luzia , Néia , Silene , Sônia , Telma , Vivian


Aniversário do CEI Dom José Gaspar, 54 anos de história para celebrar!

Com muito orgulho, comemoramos no dia 27 de agosto de 2020 com toda a nossa comunidade, o aniversário do CEI Dom José Gaspar, uma história de amor, comprometimento e responsabilidade. São 54 anos de fundação e para comemorar, convidamos todos a conhecerem um pouco da história da Unidade de Vila Morse.

Há 54 anos, fundada pelos Monges Beneditinos, nascia à primeira Unidade das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo, a Creche e Parque Infantil Dom José Gaspar, carinhosamente conhecida naquela época, como “O Parquinho da Vila Morse”, hoje, o CEI Dom José Gaspar, tendo como padroeiro São Bento.

São memórias que nos enchem de energia e de lembranças significativas, daquelas que a gente leva vida afora e sempre rendem um sorriso aberto, imenso e cheio de calor cada vez que nos veem à cabeça. Memórias de dias intensos de um cotidiano animado e cheio de emoção, de marcas e sorrisos que ficam das experiências e dos laços afetivos conquistados a cada dia, pois no nosso CEI as crianças vivem aquilo que aprendem.

Clique aqui e confira a programação completa!


São Bento Padroeiro do CEI dom José Gaspar

  • 11/ago/2020
  • 3 fotos

No mês de julho celebramos no dia 11 a memória de São Bento, fundador da Ordem Beneditina. Ele é para nós católicos um bom exemplo, por sua entrega a Deus.
Segundo São Bento a vida monástica não deveria ser somente oração, penitência e disciplina, ela deveria manter trabalhos produtivos para manter o Mosteiro e os mais necessitados que os procuravam. O Lema “Ora et Labora” (Oração e Trabalho) resume muito bem a vida beneditina, nos inspira e ensina a como também podemos colocar em prática na nossa vida pessoal, familiar e profissional.
São Bento é o padroeiro do CEI Dom José Gaspar, unidade de Vila Morse e é a partir de seus ensinamentos que nos inspiramos para realizar O nosso trabalho. São Bento ao escrever a Regra prioriza o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência. “Ora et labora” (orar e trabalhar) é uma das regras que busca as capacitações e qualidades de cada cristão, que a oração seja transformada em trabalho, e o trabalho em oração, através da fé e obediência.

Este ano não foi possível realizar a celebração de São Bento presencialmente, mas foram diversificadas as formas como homenageamos o nosso padroeiro, entre elas estão:

• Live formativa sobre a vida e a Regra de São Bento para os colaboradores das unidades das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo realizada pelo nosso querido parceiro Professor Antônio Boeing do Colégio Santo Américo.


• História sobre a Regra de São Bento contada e ilustrada pelas crianças possibilitou que elas conhecessem algumas curiosidades acerca de sua vida e obra.      Assista ao vídeo

• Construção em família do boneco de São Bento com material reciclado (fotos no topo)

• Poesia sobre a vida de São Bento e dos padroeiros das Obras Sociais e do Mosteiro São Geraldo de São Paulo.



• Em outro momento as crianças e familiares conheceram a oração de São Bento.
Vídeo 1 Vídeo 2

• No mês de agosto efetivou-se a criação do logo do “Projeto Formação de Valores Humanos e Religiosos” com os padroeiros das unidades das Obras Sociais: São Bento, Santa Escolástica e Santo Estevão Rei.


Parabéns a todos os Aniversariantes de Agosto

É dia de comemorar: Parabéns a todos os Aniversariantes do mês!
Todos os meses os pequenos, aguardam muito empolgados a festa de aniversariantes, mas impossibilitados de comemorarmos presencialmente com todos os educadores e amigos do CEI, pela necessidade do distanciamento nesse momento de isolamento social, não significa que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais, pois estamos celebrando a vida, mais um ano de vida das nossas crianças.
Por isso, por saber o quanto é importante especial comemorar o dia do aniversário e também pelo carinho especial a esta data muito particular e significativa na vida de nossos pequenos, que mensalmente a família do CEI Dom José Gaspar se reúne e prepara com muito carinho uma surpresa para comemorar, celebrar e parabenizar cada um dos aniversariantes!
A “Família CEI Dom José Gaspar” deseja a todos os aniversariantes um feliz e abençoado dia do seu aniversário!


Famílias e Escola unidas em tempos de pandemia

Estreitando Relações

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid19), professores e crianças estão separados temporiamente. Para diminuir um pouco a saudade e encurtar o distanciamento causado pelo isolamento social, que se faz necessário nesse momento, iniciamos, com muito carinho, encontros virtuais pelo aplicativo Zoom.
Nossos encontros estão sendo bem interessantes e como é gratificante ver e ouvir os sons das infâncias... Risos... Pulos... Gritos... Choros... Canções e histórias que alegram os nossos corações!
Nossa escolha pela profissão sempre será o contato com os bebês e crianças. Esperamos que esse momento de distanciamento (importante para mantermos em segurança as pessoas que amamos) termine em breve e os sons das infâncias sejam comemorados.
Esperamos por vocês todas as segundas-feiras, às 10h e 17h, e para lembrá-los das nossos encontros enviaremos a chamadinha para live, pois a Família do CEI Dom José Gaspar segue junto com cada família, mesmo à distância.
Está sendo maravilhoso poder rever, estar com cada um de vocês!

Beijos com saudades, família do CEI Dom José Gaspar.

Chamadinha para LIVE


Parabéns a todos os Aniversariantes de Julho

É dia de comemorar: Parabéns a todos os Aniversariantes do mês!
Todos os meses os pequenos, aguardam muito empolgados a festa de aniversariantes, mas impossibilitados de comemorarmos presencialmente com todos os educadores e amigos do CEI, pela necessidade do distanciamento nesse momento de isolamento social, não significa que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais, pois estamos celebrando a vida, mais um ano de vida das nossas crianças.
Por isso, por saber o quanto é importante especial comemorar o dia do aniversário e também pelo carinho especial a esta data muito particular e significativa na vida de nossos pequenos, que mensalmente a família do CEI Dom José Gaspar se reúne e prepara com muito carinho uma surpresa para comemorar, celebrar e parabenizar cada um dos aniversariantes!
A “Família CEI Dom José Gaspar” deseja a todos os aniversariantes um feliz e abençoado dia do seu aniversário!


Devolutivas das famílias referentes às propostas realizadas no período de quarentena

  • 01/jul/2020

Devolutivas das famílias referentes às propostas realizadas com os bebês e as crianças DO CEI Dom José Gaspar no período de quarentena.

Queridos pais, bebês e crianças...

A Família do CEI Dom José Gaspar está com muitas saudades de todos, mas também muito feliz em receber os registros das atividades que estão sendo realizadas em casa, pois sabemos o quanto esses momentos em família estão sendo importantes para o desenvolvimento dos nossos pequenos.

Passamos por um momento atípico, ainda mais se pensarmos nas mudanças, incertezas e situações de estresse que vivemos atualmente com a pandemia da Covid-19. Sendo assim, juntos CEI e famílias, tivemos o desafio de pensar em como lidar com essa situação e ainda oferecer para os pequenos, momentos em que eles possam extravasar todos esses sentimentos.

A convivência familiar é a melhor maneira de diminuir a ansiedade e amenizar a situação, então tentamos oferecer sugestões de atividades para fortalecer as emoções, os sentimento e a espiritualidade com atividades e brincadeiras estimulantes que pudessem ser realizadas por vocês pais, que são os nossos principais parceiros, pois mesmo a distância isso contribui muito com a manutenção do nosso vínculo com os pequenos.

Estamos encantados com a dedicação, com o olhar de curiosidade, de exploração, de investigação, de realização, enfim, com as aprendizagens que as crianças demonstram em cada um dos registros enviados, seja por foto, vídeo ou áudio.

Muito obrigada aos familiares que estão colaborando e apoiando o nosso trabalho!

A Família do CEI Dom José Gaspar, agradece e segue junto com cada um de vocês, mesmo à distância!

Retorno dos familiares:
ABRIL
Fotos     Vídeos
MAIO
Fotos     Vídeos
JUNHO
Fotos     Vídeos
JULHO
Fotos     Vídeos


Parabéns a todos os Aniversariantes de Junho

É dia de comemorar: Parabéns a todos os Aniversariantes do mês!
Todos os meses os pequenos, aguardam muito empolgados a festa de aniversariantes, mas impossibilitados de comemorarmos presencialmente com todos os educadores e amigos do CEI, pela necessidade do distanciamento nesse momento de isolamento social, não significa que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais, pois estamos celebrando a vida, mais um ano de vida das nossas crianças.
Por isso, por saber o quanto é importante especial comemorar o dia do aniversário e também pelo carinho especial a esta data muito particular e significativa na vida de nossos pequenos, que mensalmente a família do CEI Dom José Gaspar se reúne e prepara com muito carinho uma surpresa para comemorar, celebrar e parabenizar cada um dos aniversariantes!
A “Família CEI Dom José Gaspar” deseja a todos os aniversariantes um feliz e abençoado dia do seu aniversário!


Maio: mês de Maria, mês das mães!

Maio é um mês muito especial, e com certeza toca o nosso coração de forma mais afetiva por ser o mês em que comemoramos do Dia das Mães, e entre todas elas, também Celebramos a Consagração de Nossa Senhora, a Virgem Maria, a mãe de Deus e também a nossa Mãe, a quem amamos e dedicamos com muito carinho, grande parte das nossas atividades do mês. Mais do que um costume, é um período único, em que comemoramos com muito AMOR, o dia das Mães. De forma muito encantadora, as famílias também vivenciaram e realizaram diariamente suas homenagens, a cada uma de vocês mães, a família do CEI Dom José Gaspar deixa aqui, sua gratidão pelo apoio ao nosso trabalho, mesmo a distância, e pelo retorno das sugestões e propostas desenvolvidas junto às crianças.
Queremos aproveitar e mais uma vez prestar nossas homenagens e agradecer a todas as mães e mulheres guerreiras desta grande família, que assumem e vivem diariamente, com muita dificuldade, dedicação e responsabilidade o seu papel e amor materno, seja no cuidado dos próprios filhos, seja na acolhida e educação dos filhos de outras pessoas, mas que de alguma forma, tomam para si a maternidade espiritual e profissional e dedicam suas vidas aos cuidados afetuosos de nossas crianças.
Família CEI Dom José Gaspar


Parabéns a todos os Aniversariantes de Maio

É dia de comemorar: Parabéns a todos os Aniversariantes do mês!
Todos os meses os pequenos, aguardam muito empolgados a festa de aniversariantes, mas impossibilitados de comemorarmos presencialmente com todos os educadores e amigos do CEI, pela necessidade do distanciamento nesse momento de isolamento social, não significa que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais, pois estamos celebrando a vida, mais um ano de vida das nossas crianças.
Por isso, por saber o quanto é importante especial comemorar o dia do aniversário e também pelo carinho especial a esta data muito particular e significativa na vida de nossos pequenos, que mensalmente a família do CEI Dom José Gaspar se reúne e prepara com muito carinho uma surpresa para comemorar, celebrar e parabenizar cada um dos aniversariantes!
A “Família CEI Dom José Gaspar” deseja a todos os aniversariantes um feliz e abençoado dia do seu aniversário!


Brincar é o trabalho das crianças

  • 15/abr/2020
  • 18 fotos

A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.
O brincar aqui no CEI é coisa séria!!!
Investimos muito em objetos como cones, pequenos troncos de árvores, canos, areia, utensílios de cozinha, carretéis, que são conhecidos também como materiais de largo alcance e com eles as crianças e têm a oportunidade de criar seus próprios seus próprios cenários para que a brincadeira aconteça. Os materiais são explorados de diversas formas e transformados no que a criança quiser. Esses momentos são próprios dos pequenos e assim vão ampliando e descobrindo as possibilidades de brincar e interagir com os colegas do próprio grupo ou de outros grupos por meio dos cenários de brincadeiras e descobertas mudam sempre:

“Olha Joaquim o rio dos dinossauros” Vitor Hugo
“O meu dinossauro está escondido vai comer os pequenos” Joaquim
“Amiguinhos vamos brincar de ônibus eu vou ser a motorista?” “Néia a gente pode pegar as caixas” Laura
“Meu dino come só folhinha” William


Brincadeira BBB: Boa, Bonita e Barata

  • 12/abr/2020
  • 8 fotos

Talvez muitas pessoas não saibam, mas a melhor brincadeira para as crianças são aquelas diretamente ligada à natureza, cujos elementos permitem a criança vivenciar a capacidade de transformação, fluidez e harmonia, pois experimentam diversas sensações. A natureza oferece brinquedo bom, bonito, barato e está ao alcance de todas as crianças.
As vivências, explorações, descobertas e brincadeiras ao ar livre colocam a criança em contato com as forças vitais de seus elementos, e aqui vamos demonstrar com a terra e água. Cada um dos elementos permite que a criança mobilize dentro de si forças imaginativas e criadoras.
As brincadeiras com a terra e água estimulam a curiosidade infantil. Misturando a terra com água, as crianças são como arquitetas de grandes construções, podem erguer pontes e casas, podem ser exímias chefes de cozinha no preparo de deliciosos bolinhos e comidinhas, descobre o odor a textura e de repente pintam o corpo todo, se lambuzam e lambuzam o outro, percebem que se acrescentarem mais água é fica mais líquida e aos poucos e de forma curiosa vão fazendo suas descobertas. Rapidamente a brincadeira ganha um novo formato, vira uma festa de lama e as crianças se divertem cheias de alegria.


Mensagem da Unidade Dom José Gaspar

Mensagem da Unidade Dom José Gaspar para as crianças, adolescentes e suas famílias: "tudo vai passar e em breve vamos nos reencontrar!.


Parabéns a todos os Aniversariantes de Abril

É dia de comemorar: Parabéns a todos os Aniversariantes do mês!
Todos os meses os pequenos, aguardam muito empolgados a festa de aniversariantes, mas impossibilitados de comemorarmos presencialmente com todos os educadores e amigos do CEI, pela necessidade do distanciamento nesse momento de isolamento social, não significa que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais, pois estamos celebrando a vida, mais um ano de vida das nossas crianças.
Por isso, por saber o quanto é importante especial comemorar o dia do aniversário e também pelo carinho especial a esta data muito particular e significativa na vida de nossos pequenos, que mensalmente a família do CEI Dom José Gaspar se reúne e prepara com muito carinho uma surpresa para comemorar, celebrar e parabenizar cada um dos aniversariantes!
A “Família CEI Dom José Gaspar” deseja a todos os aniversariantes um feliz e abençoado dia do seu aniversário!


Coronavírus: a melhor Prevenção é a Informação

  • 17/mar/2020
  • 25 fotos

Ultimamente não se fala em outra coisa…

O tema do momento nos noticiários é o Coronavírus e este assunto é muito sério.

Quem poderia imaginar, que em março de 2020 estaríamos diante de uma epidemia global?
Nós do CEI Dom José Gaspar estamos aqui para te contar que o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias graves e se não seguirmos as recomendações e os cuidados com a nossa saúde, podemos ficar muito doentes.
A doença provocada pelo novo Coronavírus recebeu, pela Organização Mundial de Saúde, o nome de COVID-19, mas você pode se prevenir tomando alguns cuidados.
Veja o que você precisa saber e fazer para prevenir o contágio:


História em quadrinhos: Como prevenir o contágio
Musica da prevenção ao coronavírus


Projeto Saberes e Sabores

  • 13/mar/2020

O tema alimentação é um assunto de grande relevância quando falamos em bebês e crianças tão pequenas que começam a formar os seus hábitos alimentares. Quanto mais cedo elas conhecerem e experimentarem essa variedade sensorial relacionada à alimentação, maior será a chance de que novos alimentos sejam incorporados em suas refeições.

Conhecer uma diversidade de alimentos e ainda consumi-los, sabemos que é tudo de bom, agora queremos mostrar para as crianças que alimentar-se bem, além de ser delicioso, também pode ser muito divertido e curioso, principalmente quando falamos de PANC. Esta diversidade de cores, texturas, cheiros e sabores das PANC será o tema do nosso mais novo Projeto De A a Z: PANC Você Vai Conhecer!

Veja mais


Participação dos Familiares na Construção do Projeto Político Pedagógico

  • 12/mar/2020
  • 14 fotos

Acreditamos que o sucesso na vida escolar dos bebês e crianças também está relacionada à participação da família e o envolvimento nas questões educacionais do CEI.

Por consideramos a importância de um contato maior e mais próximo com a família dos bebês e crianças e com a comunidade na qual estamos inseridos, e também em cumprimento as ações elaboradas na aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil de 2019 (Autoavaliação do CEI), realizamos no dia 12 de março um encontro com um grupo de familiares para um diálogo sobre a apresentação, análise e revisão do Projeto Político Pedagógico 2020 do CEI Dom José Gaspar.

Esse encontro objetivou garantir a participação da comunidade escolar, envolvendo os diferentes atores que fazem parte do cotidiano do CEI, considerando sua contribuição nos momentos de tomada de decisões e a participação na construção do Projeto Político Pedagógico desta Unidade Educacional.

Aos que puderam estar aqui conosco nesse encontro, nosso muitíssimo obrigado!

Deixamos aqui, para todos os familiares, o convite para o próximo encontro, dia 04 de abril de 2020 para juntos realizarmos a Autoavaliação institucional com os Indicadores de Qualidade da Educação Infantil!

Até breve!


Jornada Quaresmal

Primeiro vamos lembrar que é importante falar sobre Jesus com muito amor e regularmente, não só durante os feriados e comemorações.

Hoje estamos aqui para falar da Quaresma, um tempo de preparação para a Páscoa, data em que celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo.

O tempo quaresmal tem seu início na quarta-feira de Cinzas e termina na quinta-feira Santa com o início do Tríduo Pascal. Durante este tempo - 40 dias, convidamos todos aqui do CEI para realizar um exercício espiritual para cada dia da Quaresma. Por meio da prática do Jejum, da Caridade e da Oração vamos nos preparando para viver verdadeiramente a Páscoa. São 40 atitudes concretas, para vivenciar uma experiência de fé ao longo desse período. São gestos simples que estamos incorporando no nosso dia a dia com o tabuleiro da Jornada Quaresmal.

Então vamos percorrer o caminho quaresmal e fazer BOAS OBRAS? Vamos aproveitar e fazer uma em cada um dos 40 dias? Assim chegaremos à Páscoa de Jesus como pessoas, filhos, amigos, mães, pais, irmãos e cristãos melhores.

Quaresma com Dom Plácido com fotos.
Preparação dos Educadores para a Páscoa.


Formação de Gestores da Educação de Paraisópolis

  • 09/mar/2020
  • 8 fotos

Realizado na Escola Graduada de São Paulo as coordenadoras das Obras Sociais participaram do Encontro com gestores da educação de Paraisópolis.
Com o tema: Diálogos para o trabalho em Rede, tivemos a brilhante condução das palestrantes Terezinha Paladino
Tereza Cristina Zibardi de Oliveira e Ana Paula Cury.


Parabéns a todos os Aniversariantes de Março

É dia de comemorar: Parabéns a todos os Aniversariantes do mês!
Todos os meses os pequenos, aguardam muito empolgados a festa de aniversariantes, mas impossibilitados de comemorarmos presencialmente com todos os educadores e amigos do CEI, pela necessidade do distanciamento nesse momento de isolamento social, não significa que o dia não possa ser celebrado de outras formas especiais, pois estamos celebrando a vida, mais um ano de vida das nossas crianças.
Por isso, por saber o quanto é importante especial comemorar o dia do aniversário e também pelo carinho especial a esta data muito particular e significativa na vida de nossos pequenos, que mensalmente a família do CEI Dom José Gaspar se reúne e prepara com muito carinho uma surpresa para comemorar, celebrar e parabenizar cada um dos aniversariantes!
A “Família CEI Dom José Gaspar” deseja a todos os aniversariantes um feliz e abençoado dia do seu aniversário!


Carnaval da Diversidade e Sustentabilidade

  • 21/fev/2020

Depois de uma longa, curiosa e divertida viagem pelos diferentes estados brasileiros em 2019, as crianças trouxeram na mala uma bagagem incrível de conhecimentos e muitas saudades... E com a chegada do Carnaval, tivemos a oportunidade de revisitar e relembrar um pouco dessa diversidade cultural, pois quando o assunto é Carnaval, estamos também nos referindo a uma das maiores festas do nosso país, que por sua diversidade cultural, nos é apresentada por meio de formas muito singulares e com características particulares de cada lugar.

Veja mais


Projeto Família em Ação: Carnaval 2020

  • 18/fev/2020
  • 19 fotos

Para os papais e mamães também não faltou entretenimento em fevereiro de 2020, eles foram nossos convidados para a Festa de Carnaval 2020, onde puderam gastar as energias, curtir, brincar e se divertir muito junto com os pequenos ao som de músicas carnavalescas e das tradicionais marchinhas. O objetivo foi propor momentos de alegria e diversão, bem como o estreitamento dos laços afetivos entre mãe e filho e o CEI.

Esse encontro foi pura diversão. Agradecemos a participação de todos!


Receita de Massinha Caseira: Para Fazer em Casa!

  • 13/fev/2020

A maioria das crianças gostam de brincar de massinha. Agora imagina as próprias crianças preparando? Quanta autonomia e desenvolvimento!

Para nós do MG II B do CEI Dom José Gaspar, construir objetos com massinha é uma grande diversão, mas preparar a nossa própria massinha foi ainda mais interessante, e na semana que passou fizemos a massinha de modelar caseira.

Clique aqui e veja a receita completa!


Brincar é coisa séria!

  • 10/fev/2020
  • 8 fotos

Conhecer o mundo brincando: espaço, tempo e materiais para experimentar

Para abrigar o movimento e a imaginação das crianças, a educadora Karina do MG II B transforma os ambientes, flexibiliza horários e reinventa usos de coisas simples.

E quem disse que a nossa brincadeira não é coisa séria? Engana-se que pensa que brincar é somente uma forma de descontrair e passar o tempo, pois trata-se de um momento onde nós crianças temos a oportunidade de nos expressarmos, de fazer escolhas, de nos desenvolvermos socialmente, e ainda despertar a criatividade e dar asas a nossa imaginação.
No MG II B até a nossa sala tem se transformado em um espaço de verdadeira brincadeira, pois montamos juntos (crianças e educadoras) um ambiente onde todos ganham uma função.

Na semana que passou a brincadeira foi montar uma casinha com direito a cozinha com mesas e cadeiras, quarto com camas e telefone, e até uma oficina com ferramentas onde foi possível concertar objetos através do faz de conta, depois de tudo isto, impossível não se divertir e aprender uns com os outros. Tente você também, entre neste mundo de brincadeira conosco.


Sejam Bem Vindos ao CEI Dom José Gaspar 2020 - Acolhimento e adaptação

  • 05/fev/2020
  • 21 fotos

Primeiro dia de aula para algumas crianças é sinônimo de felicidade por reencontrar os amigos, fazer novas amizades e conhecer lugares diferentes. Para outros, de apreensão, medo e ansiedade, principalmente para aqueles que estão vindo para o CEI pela primeira vez. Afinal, mesmo que intencionalmente planejado e flexível, o período de acolhimento e adaptação acontece acompanhado por uma série de mudanças: horários, regras, professores, novos espaços e amigos, mas com a presença de profissionais qualificados e bem preparados, este momento está cercado de todos os cuidados que as grandes e boas mudanças merecem.

No CEI Dom José Gaspar, a adaptação é escalonada e progressiva. Neste período de diálogo contínuo, orientamos os pais para estarem preparados para um horário mais flexível e os que puderem, que permaneçam na unidade para acompanhar a criança, que por algum motivo, sinta-se menos preparadas para essa despedida. Os encaminhamentos variam de acordo com a reação de cada criança.

Durante o mês de fevereiro as crianças vivenciam em uma série de atividades que favorecem a integração, a exploração dos ambientes e ajudam a estreitar relações com os novos amigos e professores. A combinação de muito carinho com brincadeira, criatividade e o contato com a natureza, contribui e muito para confortar e acolher os pequenos.

Com o passar dos dias, as crianças e as famílias vão construindo vínculos com os profissionais, os pequenos vão descobrindo o quanto o CEI é acolhedor, divertido e cheio de novidades, e aos poucos e sem sofrimento, pais e filhos vão aprendendo a despedirem-se.


CEI e Família: Parceiras na Educação - Reunião de Pais

  • 04/fev/2020
  • 16 fotos

É tempo de acolhimento e adaptação com a criança e também com essa família que chega cheia de expectativas, pois um novo mundo se apresenta e, com ele, o medo e a insegurança para alguns e a felicidade do reencontro para outros.

Para nós Educadores do CEI, a reunião com os pais é também uma ótima oportunidade para trocarmos informações, oferecermos orientações, esclarecermos dúvidas e estabelecermos uma relação de confiança e cooperação com os familiares. Tivemos neste momento a contribuição e parceria do Prof.º António Boeing para explicar e detalhar a proposta de formação espiritual que é realizada com a crianças, com os seus colaboradores e familiares.

Sabemos o quanto a família se preocupa com o novo ambiente escolar, com a sua maneira em construir o aprendizado com as crianças, a qualidade da alimentação, higiene e saúde e a formação dos profissionais e tantos outros pontos. Por isso, o CEI Dom José Gaspar vem redesenhando, nos últimos anos, seu relacionamento com os pais, tornando-o cada vez mais estreito e compromissado, confortando os mesmos para que se sintam mais confiantes ao deixar seus filhos com profissionais que muitas vezes não conhecem.

Mais calmos e em clima de confiança e parceria com o CEI, os pais deixaram a reunião mais tranquilos e motivados a acompanhar de perto as mudanças e a ajudar os filhos a superar os desafios deste novo ano.


Início do Ano Letivo - Formação Pedagógica 2020

  • 03/fev/2020
  • 21 fotos

O CEI Dom José Gaspar iniciou suas atividades com a Formação Pedagógica 2020.

Depois das boas vindas aos colaboradores que retornaram das férias com as energias renovadas, e já no clima de dedicação e entusiasmo, iniciamos mais um momento de ações formativas para reflexões, discussões, trocas e socializações a partir da temática “Infâncias em Foco”.

Destacamos nossos compromissos, previstos no Projeto Político Pedagógico, com uma Educação Infantil de Excelência; uma Escola Acolhedora; a Educação para a Sustentabilidade; o Acolhimento de Bebes e Crianças; Reflexão e Aprimoramento das Práticas Pedagógicas, tendo como referência o documento Currículo da Cidade – Educação Infantil, entre outras.

Mais que uma semana de planejamento para o ano letivo, também tivemos a oportunidade (todos), do pedagógico ao administrativo, de participar de palestras formativas:

- Prof.º Boeing: A igreja no Brasil com o Papa Francisco no pacto educativo global e a Campanha da Fraternidade - Fraternidade e Vida: Dom e compromisso. Lema: Viu, sentiu compaixão e cuidou dele. (Lc 10,33-34)”.
- Nutricionista Camila: Novo Plano Alimentar: inclusões.

Confira!


Como comemorar o Natal com as crianças

  • 09/dez/2019

O Natal é uma data especial, um momento cheio de significados para as nossas vidas, que buscam renovar os valores, como amor, respeito, carinho, solidariedade, confraternização enfatizando a importância de manter vivo nas crianças e adultos o real Espírito Natalino.

É Natal . . . Tempo de presente. Tempo de estar presente, para dar e receber sorrisos, abraços, amor, carinho e celebrar o nascimento do Menino Jesus.

Diante disso, muitas as ações e atividades foram realizadas junto as crianças. Propostas que buscaram integrar esses valores, proporcionando aos nossos pequenos juntamente com os educadores, momentos fraternos valorizando e resgatando o verdadeiro sentido do Natal, fortalecendo os vínculos afetivos, de autoestima e desenvolvendo sentimento de solidariedade, fraternidade, amizade e criatividade.

Acompanhem algumas atividades realizadas...

Veja mais


Dia de Todos os Santos celebrado com as crianças

No primeiro dia do mês de novembro, a igreja celebra a festa de Todos os Santos para fazer memória àqueles que, conhecidos ou não, estão diante da Visão Beatífica de Deus, intercedendo por nós sem cessar.

Foi um dia especial no CEI, em que realizamos ao som da música “Ladainha de Todos os Santos”, um desfile com as crianças vestidas de Anjos e Santos.

Santos cuja história de vida foi e está sendo conhecida por elas durante o ano. A proposta foi comemoramos e nos inspirarmos com o exemplo de vida dos Santos e o fato de eles já estarem junto de Deus.

Foi mesmo um dia de celebração, os pequenos vestidos de São Bento e Santa Escolástica, Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, São Cosme e Damião, Santa Dulce dos Pobres (a primeira Santa brasileira) e tantos outros Santos, fizeram com que as crianças se orgulhassem de representa-los.

Foi muito emocionante ver a seriedade com que as crianças representaram os Santos!


Celebração de Nossa Senhora Aparecida

  • 19/out/2019
  • 104 fotos

Hoje realizamos na Unidade Dom José Gaspar (Vila Morse) a celebração em honra a Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, Dom Abade Cristiano, Dom Lucas e Dom Plácido realizaram um momento de oração com a participação das crianças e colaboradores e ao término as crianças apresentaram a encenação do Encontro da Imagem e o Milagre do menino Marcelino.

Parabéns a toda a equipe pela organização.

VIVA NOSSA SENHORA APARECIDA! VIVA!


Aquarela Brasileira

  • 29/ago/2019

Este é o tema do novo Projeto Institucional do CEI Dom José Gaspar para o 2º semestre de 2019 e que irá encantar a todos, pois acreditamos que toda Unidade Educacional, enquanto lugar de formação e informação deve abrir seus espaços a uma proposta curricular que valorize os conhecimentos das manifestações populares locais e regionais dos diversos grupos sociais, buscando aproximar as crianças da infinidade de representações culturais que nos remetem às origens históricas e étnicas do patrimônio cultural brasileiro.

Veja mais


Brinquedo ou Brincadeira?

Crianças são pesquisadoras, verdadeiras investigadoras e simplesmente se atiram, e se debruçam sobre uma série de vivências e experiências que lhes são oferecidas. Viram daqui, amassam dali, empilham, jogam para um lado e para o outro, passam as mãozinhas, experimentam inúmeras situações destes “brinquedos”, para depois criarem suas “brincadeiras” e chegarem às suas próprias conclusões sobre o mundo, a partir dessas experiências.

Estamos falando dos materiais não estruturados, que já fazem partem da rotina dos pequenos do MG I C da educadora Sidnéia, e esses materiais aparentemente simples, oferecem um universo riquíssimo de possibilidades para que os pequenos experienciem o prazer de criar e recriar com muita imaginação a própria brincadeira, ao mesmo tempo, vão aprendendo que para ser divertir não é preciso comprar brinquedos, basta deixar a imaginação fluir e isso é com eles mesmo.


Mostra Cultural “Criança com Todos os seus Direitos”

  • 02/ago/2019
  • 67 fotos

Durante o semestre, o CEI Dom José Gaspar realizou diversas atividades que reforçaram a importância dos direitos das crianças. Depois de muitos momentos especiais, no dia 02 de agosto de 2019, uma significativa Mostra Cultural foi preparada para apresentar e materializar tudo que as crianças conheceram e que ainda precisam aprender sobre os seus direitos!


Encerramento do mês de maio

  • 30/mai/2019
  • 10 fotos

No dia 30 e 31 de Maio Dom Lucas e Dom Plácido realizaram nas unidades das Obras Sociais o encerramento do Mês Maio dedicado a nossa Mãe do Céu Maria.

Nosso Diretor Dom Lucas consagrou as Obras Sociais a Virgem Maria.


Plano de ação dos indicadores de qualidade da E.I.

  • 12/mai/2019
  • 6 fotos

O CEI Dom José Gaspar reuniu na última sexta feira os pais e colaboradores para realizarem o Plano de Ação para o ano de 2019 referente ao Indicadores de Qualidade da Educação Infantil. Foi um dia muito produtivo, agradecemos a presença de todos os pais.


Toda criança tem direitos: Estamos crescendo, e agora!?

  • 03/mai/2019
  • 9 fotos

Projeto institucional "Toda criança tem direitos: Estamos crescendo, e agora!?"

Toda criança tem direito a Educação, Cultura e Lazer.

Para dar conta a esses direitos, as crianças do MG II A, B e C tiveram o prazer de participar do Cine Pipoca oferecido pelos alunos do Colégio Santo Américo que participam do GRASSA.


Projeto Páscoa 2019

  • 17/abr/2019
  • 14 fotos

Neste ano de 2019 as unidades das Obras Sociais realizaram um lindo trabalho de contar a verdadeira história da Páscoa e mostrando as diversas culturas e símbolos que a Páscoa nos faz viver.

No dia 17 de abril recebemos a visita de Dom Abade Cristiano, Dom Lucas, Dom Plácido, Meire e Professor Boeing, para vivenciarem todo o projeto realizado nas unidades.

Agradecemos a APM do Colégio Santo Américo pela doação dos ovos de Páscoa e aos monges por estarem presentes nesta linda Festa de Páscoa.


Confeccionando massinha de modelar

  • 26/fev/2019
  • 12 fotos

Programação de aniversariantes de janeiro e fevereiro do CEI Dom José Gaspar. Um dia muito especial que favoreceu o brincar, o interagir e a exploração das múltiplas linguagens.

Grande parte das crianças já gostam de brincar com massinha. Agora imagine elas criando suas próprias massinhas seguindo toda uma receita. assim foi nosso dia hoje, “a confecção da massinha de modelar caseira”, atividade que proporcionou para as crianças; conhecimentos, diversão, e exploração com autonomia e criatividade.


Visita de Dom Hortobágyi Cirill, OSB, Arquiabade de Pannonhalma

  • 13/fev/2019
  • 9 fotos

No dia 13 de fevereiro o Arquiabade Dom Cirilo, OSB durante visita ao Brasil na Abadia São Geraldo, visitou as três unidades das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo.


Família na Escola: Alimentar os pais de conhecimento para nutrir os filhos

  • 18/nov/2018
  • 10 fotos

E hoje em meio a tantos alimentos industrializados porque não ensinar os pais o caminho para nutrir seus filhos com alimentos simples, acessíveis, saudáveis e essencial para o crescimento e desenvolvimento da criança?

O CEI Dom José Gaspar vem promovendo durante o ano uma parceria com a Faculdade de Nutrição São Camilo aonde as alunas com a supervisão da nossa nutricionista desenvolvem atividades nutricionais com as crianças, afim de aumentar a aceitação alimentar.

Pensando nisso os pais tiveram nesta manhã uma pequena palestra com a nossa nutricionista Tatiane e as estagiarias do curso de nutrição tendo oportunidade de adquirir conhecimentos sobre alimentação que pode ser aplicado no seu dia a dia, encerrando com uma deliciosa receita de Cup Cake de Beterraba.


Luz e Sombra: um contraste que diverte e ensina

  • 12/set/2018
  • 16 fotos

Por meio do Projeto Institucional “A arte de registrar ideias com olhos de crianças”, que tem como objetivo principal a evolução do desenho infantil, observamos o grande interesse e o encantamento das crianças pelas sombras.


Contação de histórias

  • 25/mai/2018
  • 4 fotos

Hoje recebemos a visita da voluntária Cristina Rosetto que compartilhou com as nossas crianças uma deliciosa contação de histórias para iniciarmos as nossas atividades da semana.

Muito obrigado a querida Cristina pela grande contribuição no dia de hoje.


Páscoa Solidária e Inclusiva

  • 29/mar/2018
  • 39 fotos

A Unidade de Vila Morse agradece a Geração Solidária, é assim que nos referimos as crianças, adolescentes e jovens do colégio Santo Américo, que juntamente com seus familiares e representantes da APM, doaram os brinquedos para os bebês e Ovos de chocolate para as crianças, acompanhados de belíssimos cartões com mensagens de Feliz Páscoa, para as crianças das Obras Sociais. Com a dedicação e a participação de todos, foi possível realizar uma doce e alegre Festa de Páscoa.

A todos que de uma forma sempre especial enchem os nossos dias de carinhos, aprendizagens e muita, muita alegria e que nos ajudaram a fazer desta importante comemoração, uma data cheia de significados valorosos e que adoçaram nossos pequenos enviando carinhosamente os cartões e os ovos de chocolate, o nosso muitíssimo obrigada e Feliz Páscoa!!!

Fica um até breve!


Projeto Político Pedagógico CEI Dom José Gaspar 2018

  • 03/mar/2018
  • 6 fotos

Reunião com a Comissão de Colaboradores e Reunião com os pais na construção do Projeto Político Pedagógico do CEI DOM JOSÉ GASPAR (Núcleo de Vila Morse). O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um instrumento que reflete a proposta educacional da escola.


Carnaval 2018

  • 08/fev/2018
  • 16 fotos

Confira as fotos do nosso Carnaval pra lá de animado!


Oficinas do Agosto Indígena

  • 21/ago/2017
  • 16 fotos

Com o objetivo de propiciar a formação de educadores, gestores e demais profissionais da Educação sobre a temática indígena, além de proporcionar às participantes experiências que possibilitem aprofundar a reflexão a respeito do ensino das Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Indígenas e dar visibilidade e o cumprimento da Lei de nº 11.645 no currículo escolar, que no mês de agosto as educadoras da Centro de Educação Infantil, da Unidade de Vila Morse, participaram do ciclo de palestras e oficinas promovidas pela DIPED – Divisão Pedagógica - DRE Butantã.

A programação teve como intuito promover reflexões sobre o protagonismo e a visibilidade das diversas etnias indígenas na cidade de São Paulo. Para isso contou com a participação dos diferentes povos indígenas em todas as atividades. Desta forma, as educadoras puderam conhecer um pouco mais sobre a Multiplicidade Étnica da Cidade de São Paulo e ainda, ampliar e enriquecer seus conhecimentos culturais.


clique aqui para ver os registros de 2024